Discussão sobre Arte
Relato da aula de hoje, curso de pedagogia. Foi remota e o tema foi arte de modo geral.
A conversa começou com uma pergunta aparentemente simples: **"O que é arte?"**. As respostas mostram uma compreensão maturada e coletiva do conceito.
**1. Definições de Arte:**
Os participantes definiram arte principalmente como uma **forma de expressão** que utiliza diversas linguagens para comunicar:
* **Sentimentos e pensamentos:** "Uma forma de expressar seus sentimentos", "um jeito de expressar o que a gente sente, pensa ou vive".
* **Cultura e cotidiano:** "Cultura", "elementos do seu dia a dia".
* **Crítica social:** "Manifestação", "protesto e resistência", "crítica contra a violência".
**2. Análise de uma Obra de Arte:**
O grupo analisou uma pintura (*"Guernica" de Pablo Picasso**, ). As interpretações foram unânimes em captar a atmosfera de:
* **Caos e sofrimento:** "cenário de guerra", "horrores de uma guerra", "pessoas em sofrimento", "desespero e tristeza", "sensação caótica".
* **Violência e dor:** "formas quebradas que transmitem confusão, violência", "terror e dor", "sofrimento e tortura".
**3. Arte-Vida vs. Arte-Mercadoria (Arte-Marketing):**
Aqui, a turma debateu a diferença entre a arte integrada à vida e a arte como produto comercial.
* **Arte-Vida (Exemplos citados):**
* Roupas dos Papangus (de palha de bananeira ou lacre de lata).
* Artesanato de palha de carnaúba.
* Pinturas e esculturas de areia colorida.
* Arquitetura de igrejas (Igreja Matriz de Aracati, Catedral de Fortaleza).
* Pulseiras e cordões de miçangas.
* Roupas indígenas feitas de penas e palhas.
* Exposições imersivas (como a Van Gogh Live).
* **Característica principal:** Feita com materiais naturais ou locais, com valor cultural e tradicional.
* **Arte-Mercadoria (Exemplos citados):**
* Roupas de marca ou de moda.
* Acessórios estilosos.
* Eventos na Rua Grande para atrair turismo.
* Roupas de famosos.
* **Característica principal:** Tem um objetivo comercial claro, está ligada ao consumo e ao marketing.
**4. A Criança e o Desenho:**
Ao analisar o desenho infantil, o grupo identificou valores importantes:
* **Criatividade e inocência:** "a criatividade e a inocência da expressão artística infantil".
* **Expressão do cotidiano:** "a maneira como via o cotidiano".
* **Felicidade e sentimento:** "cores coloridas, o que demonstra a felicidade".
* **Desenvolvimento:** Uma visão mais prática também foi citada: "servir para treinar a coordenação motora".
**Conclusão:**
A discussão mostra um grupo que entende a arte de forma multifacetada: como **expressão emocional**, **ferramenta de crítica**, **manifestação cultural** e também como **produto comercial**. Foi um ótimo exercício de reflexão coletiva!
Observações e notas do professor sobre a aula
Apesar da turma já expressar diversas concepções sobre a arte e eu também ter levantado vários questionamentos, veja que as igrejas de arquitetura europeia ainda ficaram sob uma perspectiva de arte-vida para os acadêmicos. Cheguei a citar que a religião cristã veio da Europa para aqui, mas as pessoas "sentem" o cristianismo como algo delas e isso é interessante de se observar.
Mas também problematizei se a arte enquanto expressão de fé é perceptível no dia dia e nas ações das pessoas... por outro lado exemplifiquei na religião as formas das pessoas explicarem os versículos bíblicos ou opniões sobre a Bíblia de forma dramatizada, mudando o tom, volume e velocidade da voz, o que torna uma expressão (e explicação) artística também, além de religiosa.
Espero que esta organização tenha sido útil. Boa noite a todos!
Comentários
Postar um comentário